quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dica Pro/Engineer: Blend Protusion

Uma ferramenta para facilitar a criação de peças, mas pouco conhecida. Já que o ProEngineer praticamente esconde suas funções.

Vamos começar indo ao menu Insert, indo para Blend e selecionando Protusion:


Após selecionar essa opção, irá aparecer o menu para setar as características primárias do Blend:


Depois escolheremos entre Straight (sem curvas) ou Smooth (suave). No nosso caso escolhemos Straight. Também aparecerá a caixa de atributos do Blend:



Após essa escolha, iremos selecionar o plano que será feito o primeiro desenho, podemos escolher o plano que quisermos, dependendo do nosso projeto:


Após selecionado o plano, irá pedido o sentido da extrusão, representado por uma seta vermelha:


Após selecionado a direção, irá nos pedir o sentido do desenho, um plano de referência para o qual o desenho será voltado, caso não haja necessidade, clique em Default:


Após isso, iremos ser redirecionados para a área do sketch, onde iremos desenhar a base da peça.
Iremos desenhar um círculo e distribuir 4 pontos com a mesma distância angular entre cada um. Após isso, iremos segurar o botão direito do mouse em qualquer ponto da tela, aparecerá um menu e selecionaremos a opção Toogle Section. E o desenho ficará cinza:



Após isso, iremos selecionar a próxima seção da peça:


Desta vez, não iremos dar o Toogle Section, e sim confirmar o desenho. Após isso, aparecerá uma caixa de texto onde iremos por a distância entre as duas seções:


Confirmando essa distância, a peça estará pronta. Dando o OK na caixa de atributos, irá concluir a peça:


E está feito o Blend Protrusion!

É essa a dica pessoal, fiquem atentos para o lançamento desse vídeo!

Dúvidas comente ou envie email para
matheus.nicolay@gmail.com





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