sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dica ProEngineer: Rosca

Boa tarde galera. Algumas pessoas me perguntaram como seria a rosca no proengineer. É mais chato que no solid, tem mais passos, mas fica legal e é fácil. Vamos lá.
Primeiramente, no ProEngineer temos que fazer o parafuso. Fiz um parafuso simples, próximo post posto como eu fiz.





Bem, feito o parafuso, vamos fazer a rosca nele. Clique em Insert, depois vá para Helical Sweep e selecione CUT.


Após selecionado essa opção irá aparecer o menu Cut: Helical Sweep, onde aparece todos os atributos da rosca. 

E junto vai vir um menu para sertar os Attributes (Atributos). O ideal e básico é deixar as opções dessa forma:

Após esse menu, irá pedir para selecionar o plano onde vamos desenhar o caminho e o perfil, portanto, temos que escolher um plano que pegue a lateral do parafuso. No meu caso, eu escolhi o plano FRONT:




Após selecionado o plano, iremos desenhar o caminho e a rotação.


 O caminho nós vamos desenhar uma linha na aresta do parafuso, e a rotação será representada por uma linha de construção no centro do parafuso. Ou seja, o caminho gira em torno da linha de rotação. Fica assim:


Confirmando o desenho, veremos que no menu Cut duas características estarão setados, Attributes (Atributos) e Swp Profile (Perfil de Varredura)

Agora iremos setar o Pitch (Passo) do parafuso, aqui eu escolhi 1.4:



Dando okay, iremos definir o Section (Seção). O que é simplesmente o perfil da rosca, onde no meu caso eu desenhei um triangulo, ficando assim:


Depois de desenhado o perfil e confirmado o desenho, iremos definir a direção da rosca, deixaremos essa seta direcionada para o parafuso, ficando assim:


Após isso, voltamos a notar o menu Cut, ele deverá estar assim:


Caso queira redefinir algum parâmetro, selecione e clique em Define. Caso queira dar uma olhada como está, clique em Preview. Caso queira confirmar, clique em OK. E ficará assim:


E é assim que fazemos um parafuso rosqueado no ProEngineer.
Ficou dúvidas ou quer que postamos alguma dica específica, comente aqui ou mande email para:

matheus.nicolay@gmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário