Para começar temos essas duas peças, onde iremos fazer com que a PEÇA 2 deslize por fora da PEÇA 1:
Como as peças são quadradas, não temos a opção de usar o posicionamento concêntrico. Portanto, iremos usar o posicionamento coincidente nas faces laterais das peças, ou seja, a face lateral interna da PEÇA 2 será coincidente com uma face da PEÇA 1:
E uma face diferente da PEÇA 2 será coincidente com alguma face da PEÇA 1:
Perceba que, no primeiro posicionamento, pode-se posicionar qualquer face com qualquer face, pois o solidworks irá girar a PEÇA 2 para que ela se adapte com a PEÇA 1, já no segundo posicionamento, temos que prestar atenção as faces que iremos posicionar.
Após posicionar corretamente e concluindo o posicionamento, o resultado ficará assim:
Note que a PEÇA 2 não fica somente na região da PEÇA 1, podendo ser arrastada para onde quisermos, mesmo longe da PEÇA 1. Para arrumar isso, iremos por limites de distância na PEÇA 2.
Para isso, iremos em Posicionar, e depois em Posicionamentos Avançados, e iremos usar o posicionamento de distância (destacado em vermelho):
Após isso, iremos selecionar as faces que irão fazer o limite da PEÇA 2, neste caso, as faces serão as frontais de cada peça, após selecionada as faces, iremos setar as distâncias máxima e minima em relação a uma face a outra:
Depois de concluindo mais esse posicionamento, nossa montagem estará pronta:
Note que é impossível passar os limites setados anteriormente.
É isso ai pessoal, fiquem ligados para o vídeo desta dica, jaja no nosso canal do YouTube.
Obrigado!
Hey escritor do Blog! Tenha um feliz dia dos namorados.. aproveite ...
ResponderExcluir