sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ÁreaTech: Mercedez Bens F-Cell

Reservei uns dias para estudar sobre essa invenção da Mercedez Bens, o carro F-Cell, até por isso fiquei um pouco afastado.

Lançado em 2002, o carro F-Cell da Mercedez é um carro elétrico movido a hidrogênio, o que é um dos combustíveis que prometem substituir a gasolina. 

Primeiramente, vamos dar uma breve introdução sobre Carros Elétricos Movidos a Hidrogênio: 

Carros elétricos são aqueles que utilizam um motor movido por eletricidade. O carro elétrico mais conhecido no Brasil exige ser carregado na tomada. A 3 formas básicas de se conseguir eletricidade para os motores.

1- Bateria: Para ser usada a bateria temos que carregar a bateria (lógico), o que causa muito transtorno, afinal, não é uma simples bateria de celular que estamos falando, e o problema é, e se ficar sem bateria no meio da estrada ou rua? Na Europa, esse problema já foi resolvido com postos de carga, assim como postos de combustível, mas tomadas energizadas no lugar de mangueiras com gasolina. Mas isso parece (pelo menos para mim) um pouco futurístico demais para nós brasileiros. O ser humano, em sua natureza mais primordial, tem dificuldades de se adaptar a uma nova tendência quando esta ameaça algo muito cotidiano.

2- Combustível: A energia pode ser gerada na queima de combustíveis, como gasolina. Mas, não preciso nem dizer, que isso não teria aplicabilidade, uma vez que a meta é justamente nos livrar-nos do vício do petróleo.

3- Hidrogênio: Por enquanto, este é o método mais viável. Tem apenas um subproduto (ou seja, despeja apenas um produto no final). As células de hidrogênio geram energia pela reação química gerada pelo contato com o Oxigênio, tal método, já existe a mais de 200 anos. Agora pensamos um pouco, qual resíduo que resultaria numa reação química entre Hidrogênio e Oxigênio? 2 moléculas de Hidrogênio e 1 de Oxigênio, é isso que tu pensou?

ESTAS CERTO, o único resíduo dessa reação química é a ÁGUA (H2O). Funciona da seguinte forma:

O carro terá instalado um tanque onde se depositaria o Hidrogênio. Quando consumido, esse hidrogênio se quebra em íons (H+) e elétrons livres (e). Os íons positivos de H (ou seja, prótons) juntamente com os elétrons, atravessam uma membrana úmida lotada de íons negativos de Oxigênio (O-), com o "choque", cria-se a água. A energia vem dos elétrons livres gerados da quebra da molécula de Hidrogênio, que, ao chegar na membrana, vai para um caminho diferente do resíduo, alimentando o motor.

Agora, para ser mais claro, vamos resumir:

Tu põe um combustível no carro, e ao andar, no lugar de poluentes, sai água. Perfect, or maybe not...

Algumas pessoas ainda são contra os carros com esses, por um motivo somente: A fabricação/sintetização do hidrogênio causa muita poluição, pois utiliza a queima de carvão.

Voltando para o carro, algo que surpreende nele, é a potência e rendimento. Um dos problemas dos carros movidos a hidrogênio era o rendimento, precisava de muito hidrogênio para poucos km rodados. Mas, nesse carro, o hidrogênio alimento um motor elétrico, o que economiza bastante.

Para abastecer o carro, seria muito simples, seria como abastecer o carro hoje em dia, em um posto.

Até hoje, de longe essa é a melhor resposta para a poluição, mas ainda temos esse problema da produção do hidrogênio, por isso, acho eu, que estamos chegando perto de uma grande evolução. Quem sabe, daqui a alguns anos, estejamos andando com um carro elétrico movido a hidrogênio.

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