terça-feira, 21 de julho de 2015

Dica Desenho: Apresentação

Muitos projetistas se deparam com uma dificuldade na hora de apresentar seus desenhos em 2D, na seção Drawing.

Essa seção serve para apresentar o projeto. colocando medidas, vistas entre outras coisas.

Uma das partes mais intrigantes é a LEGENDA, que fica no canto da folha, segundo a Norma ABNT NBR 10582.

Nos softwares que estamos trabalhando nesse blog, o Pro/Engineer, SolidWorks e (mais recentemente) Inventor, temos a possibilidade de fazer um drawing da peça que quisermos, e editar a legenda.

Mas, antes de mostrar, em cada programa como fazer/editar a legenda. Vamos primeiramente ver o que precisamos colocar na legenda. E isso pode depender de cada um que ler esse artigo, portanto irei mostrar as características da minha legenda, explicando por que dela ser assim, e espero que cada um consigua fazer a sua legenda baseando-se nas informações que eu irei passar. 

Vamos lá?


Bom, no meu caso, eu crio peças para que elas sejam usinadas depois, portanto a legenda precisa ser clara, e o drawing bem detalhado. Por isso dividi minha legenda nas seguintes áreas:

- Logo da empresa
- Autor/Desenhista
- Material
- Descrição
- Data
- Peça
- Sheet/Páginas

Minha legenda é assim, breve, e as medidas, eu ponho no desenho. Para alguns a legenda terá que ter uma tabela com medidas, pois em algumas empresas não se aceita a medida escrita no desenho, somente na legenda, para isso, minha idéia e o que eu geralmente encontro por aí, é fazer essa tabela abaixo da legenda.

No meu caso, eu tenho que visualizar meu drawing como se eu fosse usina-lo, eu tenho que ter todas as informações necessárias para começar. Por isso, o meu foco é detalhar e explicar, para que fique claro ao operador o que eu preciso. O interessante aqui é sempre botar algumas medidas com limites máximos e mínimos, quando for algo encaixado no outro.

No caso de uma montagem, o interessante é fazer um drawing para cada peça da montagem, e no final fazer um drawing com a montagem, assim, o operador vai entender melhor a função de cada peça.

Nos softwares tem uma função que automaticamente detalha a vista com todas as medidas possíveis. NÃO RECOMENDO FAZEREM ISSO, VAI DA MERDA, ACREDITEM. Medidas desnecessárias podem prejudicar quem vai usinar sua peça, o que, casualmente, pode prejudicar o resultado final da usinagem, portanto, por mais que seja demorado e cansativo, puxe você mesmo as medidas, e não ponha medidas demais numa mesma vista. Lembrando que, quando puxamos uma medida, temos que deixar bem claro da onde ela vem, os softwares já poe automaticamente linhas e setas para indicar isso. 

MAS CUIDEM COM ESSES PROBLEMAS:

- SOBREPOR MEDIDAS

- MEDIDAS MUITO LONGE DA ORIGEM

- MEDIDAS CRUZANDO A VISTA

- MEDIDAS CRUZANDO OUTRAS MEDIDAS

- MEDIDAS DESORGANIZADAS


Se precavendo desses problemas, já estamos começando bem um drawing.

Para organizar melhor as medidas,
eu gosto de deixar as maiores a cima das menores quando elas estão saindo de origens muito próximas, como por exemplo:
Veja que fica como se fosse uma escada




Após organizar bem o desenho, iremos partir para a parte da legenda, que ficara para o próximo post.

Até lá pessoal!




Nenhum comentário:

Postar um comentário