Lembra do post sobre paquímetros? Clique aqui para se lembrar.
Na continuação de hoje, vamos ver com posicionar o paquímetro para achar as dimensões que queremos em situações diferentes.
Como podemos ver, temos um par de orelhas (1 e 2) um bico (7 e 10) e uma haste (14).
Em 3 situações distintas, vamos mostrar, em uma mesma peça, como posicionar o paquímetro para tirar as dimensões que queremos.
Para exemplificar, pegamos uma peça quadrada, com um furo no centro onde tem uma profundidade, e precisamos saber quando mede o lado do quadrado, o diâmetro do furo, e a profundidade do furo.
1ª Situação: Lado do quadrado.
Para esse tipo de medida, a distância tem que estar entre o bico, é a maneira mais fácil. Para isso, temos que abrir o bico, e encostar os lados limitadores da distância que queremos medir. Os encostos do bico (8 e 9) vão encostar nas laterais. Com isso, o paquímetro estará aberto na medida que procuramos, bastamos ler a medida.
2ª Situação: Profundidade.
Para medidas em profundidade, usamos a haste de profundidade (14). ela se baseia na distância que a haste percorre, e para isso se encosta a base do paquímetro no topo do furo, e empurra o cursor até sentir que a haste está no limite da profundidade.
3ª Situação: Diâmetro Interno.
O diâmetro interno, a forma mais fácil é usar o par de orelhas (1 e 2), para isso, se mantem o paquímetro fechado, se posiciona o par de orelhas no interior do diâmetro, puxa o cursor até os limites do diâmetro.
E assim nós tiramos as medidas em 90% das situações que encontraremos.
Simples e rápido, com o tempo se pega a prática.
Essa foi a parte 2 e final do PAQUÍMETRO. A parte 1 acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário