domingo, 29 de novembro de 2015

Você já ouviu falar sobre Nióbio?

Começou a ser utilizado após o século XX, e é um dos elementos principais da indústria hoje em dia.


Utilizado em imãs, jóias, lâmpadas, motores, turbinas, ligas metálicas que, por causa do nióbio, são mais resistentes, o nióbio pode ser um supercondutor, pode ser usado para resistência mecânica e quimica, dependendo da temperatura.

Ele raramente é utilizado puro, mas sim utilizado em ligas de ferro carbono como impureza para melhorar as propriedades do aço.

O Brasil retem mais de 75% da produção de nióbio. O resto da produção se divide na Ásia e no Canadá.



O que nós achamos muito estranho, é que, um país que retem mais de 75% de uma matéria prima que é uma das mais importantes na indústria não teria tantos problemas financeiros, mas, como nosso país milagrosamente some com dinheiro ou não sabe administrar esse tipo de potencial, nosso país perde, novamente, para os países com mais tecnologia.

Mas, vamos falar das características do nióbio.

Ligas de nióbio-titânio são utilizados como imãs supercondutores, que são utilizados nas máquinas de imagens por ressonancia magnética.

Também foi criado com nióbio a liga C-103, que tem como característica principal maior formalidade e resistência térmica.

Existem centenas e milhares e bilhares de aplicações, mostramos as mais comuns aqui para tentar incentivar a pesquisa de vocês sobre esse material pouco estudado hoje em dia, mas muito importante para a indústria.

 Obrigado por acessar o Área do Projetista e tenha um bom dia.

Um comentário: