sábado, 27 de fevereiro de 2016

Abrindo Rosca - Dicas de como fazer a mão

Criar rosca no CAD é barbada, mas, e como isso é feito na chapa? Como fazemos uma rosca sem ser no CNC? Manualmente...

Para fazer uma rosca manualmente, se usa algo chamado MACHO, sim MACHO serve para abrir ROSCA.

Mas não é simples, o MACHO é muito frágil em dimensões menores, e se não tomar cuidado, pode quebrar.

Começamos que para abrir rosca com um MACHO tem que abrir um pré furo, para encontrar as dimensões corretas, acesse nosso post onde falamos sobre a tabela de furos AQUI.


Após fazer o pré furo, iremos passar o macho. Para isso, o macho conta com 2 opções para se prender. Uma ferramenta de aperto em T, para machos M5 ou maiores, e outra em linha para machos M4 ou menores.

Fixando o macho corretamente em uma dessas ferramentas, iremos começar a passar, o maior desafio é começar a rosca, se exige um pouco de calma para entrar bem reto, como na imagem a seguir.


Entrando com o macho reto, podemos começar a fazer a rosca, girando no sentido horário.

Conforme giramos e o macho entra na chapa, podemo sentir que ele pode ir ficando cada vez mais duro, isso pode ocorrer por causa do cavaco que se acumula dentro da rosca, e se forçamos, ou quebra o macho, ou a rosca pode sair mal feita. Quando ficar muito duro, gire no sentido anti horário, de forma que o macho saia parcialmente da rosca, depois pode voltar a fazer a rosca.

Dependendo da dimensão do macho que escolher, pode ter na caixa até 3 machos para se fazer a rosca, isso serve para abrir e refinar a rosca. O primeiro macho é o que tem mais linhas escuras e o último é o que não tem nenhuma linha. Seguindo essa sequência, a rosca fica melhor e mais fácil de passar um parafuso.

Quando a chapa é muito dura, se recomenda usar um líquido lubrificante para não quebrar o macho, as vezes, um pouco de água já é suficiente.

Tome cuidado ao usar o macho, dependendo do tamanho, são muito frágeis e podem se quebrar.

Siga as dicas que postamos, faça com calma e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário